As alternativas ao plástico que estão a chegar aos produtos do dia a dia

O veredito já chegou: o plástico é mau para o planeta e tem de ir sendo substituído. Conhece alguns dos materiais que prometem marcar o futuro.


Uma solução vinda da natureza


Sabes o que é uma luffa? A luffa é um vegetal que é cultivado (e até consumido), com um aspeto exterior semelhante ao do pepino, e usado muito frequentemente na culinária de países asiáticos como a Índia, a China ou o Vietname. No entanto, só é comestível quando é colhida ainda verde.

Quando amadurece e seca, transforma-se em algo totalmente diferente - aquilo a que em português se chama "bucha", um material fibroso e rígido e que há muitos anos é usado como esponja.

De pepino a esponja - seja de banho ou de loiça - este vegetal é uma alternativa biodegradável, sustentável, e até, dizem muitos, mais eficiente do que as alternativas plásticas que tão depressa se descartam mas tão lentamente desaparecem do nosso planeta. Podes comprar uma esponja de luffa em imensos locais, por exemplo nas lojas portuguesas Mind The Trash, ou Pegada Verde.

Sustentabilidade na higiene diária


A luffa pode ser dos produtos mais estranhos a substituir o plástico, mas definitivamente não é o único. A crescente preocupação dos consumidores com a sustentabilidade e em particular com o uso do plástico, esse inimigo omnipresente que se junta em ilhas nos nossos oceanos, contamina o ambiente e demora séculos a desaparecer, está a fazer com que inúmeras empresas se prestem à sua substituição por alternativas mais amigas do planeta.

Pensemos, por exemplo, na lavagem dos dentes, um gesto que faz parte do dia a dia de tal maneira que é difícil imaginar a rotina diária sem ele. A vasta maioria das escovas de dentes são feitas de plástico, e quando são deitadas fora acabam por ir parar aos oceanos e praias do planeta, onde causam danos à vida selvagem e aos ecossistemas em geral. Só nos Estados Unidos, mil milhões de escovas de dentes plásticas vão parar aos aterros todos os anos.

Até há muito pouco tempo não existiam alternativas ao plástico no momento de lavar os dentes. Foi recentemente que as escovas de dentes de bambu - uma opção biodegradável, de um material que é de produção muito rápida - começaram a ganhar terreno às plásticas, desde as suecas da The Humble às portuguesas da Bam&Boo. Até grandes empresas como a Colgate se estão a juntar a este movimento.

Adeus ao plástico que se vai!


Ainda nas grandes embalagens plásticas, não dá para escapar aos detergentes líquidos para roupa, cujas embalagens são enormes e  pesam muito, tornando o custo com o transporte muito superior. Uma alternativa possível é sempre o detergente em pó com as suas caixas de cartão, mas um produto inovador tem vindo a roubar espaço de mercado a estas opções: empresas como a TruEarth e EarthBreeze fornecem folhas de detergente que são leves, sólidas, fáceis de transportar, e funcionam na máquina como qualquer outro detergente de roupa.
Com o plástico a começar a estar de saída, há um inimigo universal dos ecologistas que já há uns anos está a ser ativamente combatido: a palhinha. As palhinhas reutilizáveis podem ser feitas a partir de imensos materiais mais sustentáveis do que o plástico e também podem ser fashion statements. Com tanta oferta, tantos materiais, e tantas possibilidades, onde começar? Bem, porque não com palhinhas de papel na Mãe Natureza, de inox na Loja do Gato Preto, de silicone na Zippy, ou de vidro na Fnac?
E tu? Quais são as substituições que fazes no teu dia a dia? Deixa o teu comentário aqui ou nas nossas redes sociais para ficarmos a saber como estás a expulsar o plástico, a pouco e pouco, da tua vida.
Diz coisas. Estamos aqui para ti.
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários